O Grupo Vet Cordis dedica-se aos estudos da Cardiologia Veterinária. Oferecemos ao Clínico serviços que abrangem desde uma simples avaliação de rotina cardiológica (triagem), passando por indicações clínicas e classificação de Risco Cirúrgico e chegando à Cardiologia Intervmencionista. Para isso, oferecemos serviços de eletrocardiografia, ecodopplercardiografia, Holter de ECG e cirúrgias torácias

Serviços em Cardiologia Veterinária

  Eletrocardiografia

  Ecodopplercardiografia

  Holter



O Holter 24h é uma ferramenta não-invasiva valiosa para a monitoração prolongada do ritmo cardíaco durante as atividades diárias normais. Trata-se de uma avaliação eletrocardiográfica dinâmica durante 24 h, diferenciando-se do exame eletrocardiográfico tradicional que avalia o ritmo cardíaco por apenas alguns minutos. Sua aplicação na clínica geral é muito útil na diferenciação de convulsões e síncopes que são, comumente, confundidas. Além disso, permite diagnosticar causas de sintomas clínicos pouco específicos como fraquezas repentinas, tonturas e perdas de equilíbrio que não seriam detectados em outros exames complementares.

Com a utilização do Holter 24h na rotina cardiológica, demonstrou-se que a incidência de arritmias malignas era maior do que aquela determinada até então pelo exame eletrocardiográfico de rotina. No Holter 24h o paciente é avaliado, dentro de seu ambiente, mantendo sua rotina diária normal, o que exclui o estresse de consulta que pode ser responsável por mascarar momentos de arritmia. Sua interpretação consiste na análise do traçado eletrocardiográfico correlacionando-o com o relatório de atividades do animal durante a realização do exame.

Na clínica cardiológica este exame é essencial na decisão e verificação da eficácia dos tratamentos antiarrítmicos, sendo também fundamental na avaliação de implantes de marcapasso.

Estudos com avaliação por Holter 24h em cães da raça Boxer e Dobermann correlacionaram a quantidade de extra-sístoles de origem ventricular com a Cardiomiopatia Dilata e demonstraram ser possível detectar a segunda pelo Holter muito antes de alterações ecocardiográficas aparecerem.
Avançar
  Avançar